Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira
Professora: Meire Lúcia Assis Dias Firmo Turma: 108 Turno: Vespertino
1ª Avaliação:
____/____/____ 2ª Avaliação: ____/____/____ 3ª Avaliação: ____/____/____ 4ª Avaliação:
____/____/____
Ficha
para correção Textual
Nº
|
Aluno(a)
|
Coerência
|
Coesão
|
Sequência
Lógica
|
Estrutura
textual
|
Trocas
de letras
|
Segmentação
de palavras
|
Junção
de palavras
|
Pontuação
|
Emprego
do Parágrafo
|
Emprego
da letra maiúscula
|
||||||||||||||||||||||||||||||
01
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
02
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
03
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
04
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
05
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
06
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
07
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
08
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
09
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
24
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
25
|
Legenda:
1- Ainda não alcançou o objetivo
2- Alcançou parcialmente o objetivo
3- Alcançou o objetivo
Elaborei esta ficha tendo como base os conceitos abaixo:
Avaliação
Diagnóstica da Produção Textual
Desenvolvimento
1ª etapa
Converse com a turma sobre a atividade que você vai propor, explicando que ela será importante para o planejamento das próximas aulas e vai ajudar todos a escrever com mais segurança. A tarefa é reproduzir por escrito uma fábula (de conhecimento da turma) que será lida por você em sala.
2ª etapa
Depois da leitura, converse sobre o enredo para que as crianças se familiarizem ao máximo com a história. Você pode solicitar que contem a fábula oralmente para ter a certeza de que
todos têm condições de reproduzi-la por escrito. Por fim, peça que os alunos a escrevam por conta própria.
1ª etapa
Converse com a turma sobre a atividade que você vai propor, explicando que ela será importante para o planejamento das próximas aulas e vai ajudar todos a escrever com mais segurança. A tarefa é reproduzir por escrito uma fábula (de conhecimento da turma) que será lida por você em sala.
2ª etapa
Depois da leitura, converse sobre o enredo para que as crianças se familiarizem ao máximo com a história. Você pode solicitar que contem a fábula oralmente para ter a certeza de que
todos têm condições de reproduzi-la por escrito. Por fim, peça que os alunos a escrevam por conta própria.
Avaliação
O diagnóstico é feito ao analisar os textos de acordo com uma lista de problemas e dificuldades previamente estabelecida, que considere tanto padrões de escrita como características do gênero escolhido. No caso das fábulas, uma sugestão possível é a seguinte:
Padrões de escrita
- Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical.
- Troca letras ("c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") por desconhecer as regularidades contextuais do sistema ortográfico.
- Troca letras ("c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j") por desconhecer as múltiplas representações do mesmo som.
- Realiza trocas de consoantes surdas (produzidas sem vibração das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibração das cordas, como "b" e "d").
- Revela problemas na representação da nasalização ("ã"/"an").
- Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua.
- Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação).
- Não emprega a vírgula em frases.
- Não segmenta o texto em parágrafos.
- Não dispõe o texto (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções.
O diagnóstico é feito ao analisar os textos de acordo com uma lista de problemas e dificuldades previamente estabelecida, que considere tanto padrões de escrita como características do gênero escolhido. No caso das fábulas, uma sugestão possível é a seguinte:
Padrões de escrita
- Apresenta muitas dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras.
- Apresenta erros por interferência da fala na escrita no radical.
- Troca letras ("c"/"ç", "c"/"qu", "r"/ "rr", "s"/"ss", "g"/"gu", "m"/"n") por desconhecer as regularidades contextuais do sistema ortográfico.
- Troca letras ("c"/"ç"/"s"/"ss"/"x", "s"/"z", "x"/"ch", "g"/"j") por desconhecer as múltiplas representações do mesmo som.
- Realiza trocas de consoantes surdas (produzidas sem vibração das cordas vocais, como "p" e "t") e sonoras (com vibração das cordas, como "b" e "d").
- Revela problemas na representação da nasalização ("ã"/"an").
- Não domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua.
- Não segmenta o texto em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação).
- Não emprega a vírgula em frases.
- Não segmenta o texto em parágrafos.
- Não dispõe o texto (margens, parágrafos, títulos, cabeçalhos) de acordo com as convenções.
Características do gênero
- Modifica o conflito principal da história.
- Não evidencia a relação entre os personagens.
- Não constrói o clímax.
- Transforma o desfecho da história.
- Não constrói o texto de modo a retomar ideias anteriores para dar unidade de sentido (coesão referencial).
- Não usa marcadores temporais.
- Modifica o conflito principal da história.
- Não evidencia a relação entre os personagens.
- Não constrói o clímax.
- Transforma o desfecho da história.
- Não constrói o texto de modo a retomar ideias anteriores para dar unidade de sentido (coesão referencial).
- Não usa marcadores temporais.
Assim
que preencher a análise de todos os alunos, faça a tabulação dos dados. Se você
tiver acesso a um computador e um software de edição de planilhas (do tipo
Excel), esse trabalho poderá ser feito com mais rapidez. Consolide os dados e
verifique quantas vezes os problemas listados aparecem no texto de cada
criança. Em seguida, registre o total de vezes que esse problema aparece em
todo o grupo. Com base nesse diagnóstico, liste os problemas principais que
precisam ser trabalhados com toda a turma, tratando-os como conteúdos
prioritários para o semestre.
Essa
análise também vai permitir que você identifique dificuldades individuais dos
alunos. Uma opção para tratá-las é planejar atividades em grupos, desde que
eles reúnam alunos com diferentes níveis de conhecimento. Dessa forma, os
estudantes mais avançados poderão interagir com aqueles que têm dificuldades
para que possam se desenvolver juntos.
Tenha cuidado ao formar esses grupos. O nível de conhecimento dos alunos deve ser variado, porém, não muito. Caso contrário, corre-se o risco de o aluno com dificuldade não conseguir acompanhar o colega mais avançado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário