domingo, 31 de março de 2013

Trabalho de Ciências


Escola Municipal “Lucinda Fernandes Madeira”
Trabalho de Ciências
Nome: _____________________________________________________
Professora: ______________________________ 3º ano do 1º ciclo
Data: ____ /____ /____     Valor: 4,0 pontos           Nota: ________



01 – Numere corretamente, colocando: (1,0)



( 1 ) Higiene corporal

(    ) Ler bons livros.

(    ) Tomar banho diariamente.

(    ) Dormir e acordar cedo.

(    ) Escovar os dentes.

( 2 ) Higiene mental

(    ) Lavar os cabelos e cortar as unhas.

(    ) Estudar.

(    ) Ter amigos.

(    ) Lavar as mãos antes das refeições.








02 – Escreva dois cuidados que devemos ter com os alimentos: (1,0)

1º ________________________________________________________
2º__________________________________________________________________________________________________________________

03 – Ter saúde é ter o corpo e a mente funcionando bem. Bons hábitos de higiene e de conduta são formas de manter a saúde. Escreva abaixo 4 hábitos de higiene que ajudam a manter a nossa saúde: (1,0)

1 - ________________________________________________________
2 - ________________________________________________________
3 - ________________________________________________________
4 - ________________________________________________________
_______________________________________________________________________

04- Pesquise, recorte e cole figuras de alimentos de: (1,0)


Origem Vegetal
Origem Animal
Origem Mineral
































Dever de Casa - Português


Escola Municipal “Lucinda Fernandes Madeira”

Dever de Casa
Recorte as questões em tirinhas, cole e responda em seu caderno.
............................................................................................................................................................
1- Releia o texto “A exuberância da girafa”. O responsável deverá ouvir a leitura da criança e avalia-la em:
(   ) Regular    (   ) Boa     (   ) Ótima 
Ciente : ________________

3 – Responda no caderno de dever de casa:
a) Quanto ao gênero (tipo de texto) este texto é
(    ) formativo           (    )informativo           (    )literário

b) Qual o assunto principal do texto?
............................................................................................................................................
c) Escreva três coisas que você aprendeu sobre a girafa ao ler o texto. 

2– Pesquise em revistas ou jornais 6 palavras escritas com a letra “J” e palavras escritas com a letra “G”, recorte-as e cole em seu caderno de Dever de Casa.

3- Copie as palavras que você colou uma em frente a outra. Salte uma linha e copie-as novamente em ordem alfabética.

4- Escolha duas palavras das que você colou. Forme duas frases bem bonitas lembrando-se:
@ inicie as frases com letas maiúsculas,
@ use a letra maiúscula quando for necessário,
@ pontue as frases corretamente.



Escola Municipal “Lucinda Fernandes Madeira”

Dever de Casa
Recorte as questões em tirinhas, cole e responda em seu caderno.
............................................................................................................................................................
1- Releia o texto “A exuberância da girafa”. O responsável deverá ouvir a leitura da criança e avalia-la em:
(   ) Regular    (   ) Boa     (   ) Ótima 
Ciente : ________________

3 – Responda no caderno de dever de casa:
a) Quanto ao gênero (tipo de texto) este texto é
(    ) formativo           (    )informativo           (    )literário

b) Qual o assunto principal do texto?
............................................................................................................................................
c) Escreva três coisas que você aprendeu sobre a girafa ao ler o texto. 

2– Pesquise em revistas ou jornais 6 palavras escritas com a letra “J” e palavras escritas com a letra “G”, recorte-as e cole em seu caderno de Dever de Casa.

3- Copie as palavras que você colou uma em frente a outra. Salte uma linha e copie-as novamente em ordem alfabética.

4- Escolha duas palavras das que você colou. Forme duas frases bem bonitas lembrando-se:
@ inicie as frases com letas maiúsculas,
@ use a letra maiúscula quando for necessário,
@ pontue as frases corretamente.

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas


É G ou J?









































Medidas de Tempo



 Escola Municipal “Lucinda Fernandes Madeira”






Ipatinga - A cidade onde moro


Escola Municipal “Lucinda Fernandes Madeira”

Geografia/História

A cidade onde moro
Bairro é uma comunidade ou região dentro de uma cidade ou município, sendo a unidade mínima de urbanização e existente na maioria das cidades do mundo.
A cidade é composta apenas por dois distritos, sendo eles a Sede e Barra Alegre, além dos bairros oficiais e não oficiais. De acordo com o IBGE, no ano de 2010, foram contados 35 bairros oficiais e em 2010 a população municipal de Ipatinga era de 239.177 habitantes.
Na zona rural ipatinguense estão localizados os bairros Ipaneminha, Pedra Branca e Tribuna. Os outros 33 bairros pertencem à zona urbana municipal.
O desenvolvimento de muitos bairros de Ipatinga deve-se primeiramente a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Com ela começaram a vir os primeiros habitantes da região que futuramente formaria a cidade. Através dos trilhos da estrada de ferro fixaram-se na região os operários e viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram tentar a sorte na cidade. Entre as décadas de 1940 e 1960, também ocorreu um grande crescimento na região devido à instalação das grandes empresas locais, como a Cenibra, a Arcelor Mittal Timóteo e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município.


Bairros de Ipatinga:

Barra Alegre, Bela Vista, Bethânia, Bom Jardim, Bom Retiro, Canaã, Caravelas, Cariru, Castelo, Centro, Chácaras Madalena, Chácaras Oliveira, Cidade Nobre, Córrego Novo, Das àguas, Esperança Ferroviário, Granjas Vagalume, Horto, Ideal, Iguaçu, Imbaúbas, Ipaneminha, Jardim Panorama, Limoeiro, Novo Cruzeiro, Parque Ipanema, Pedra Branca, Taúbas, Tribuna, Usiminas, Usipa, Veneza, Vila Celeste, Vila Ipanema.

 

 

 Bandeira de Ipatinga                                                            Brasão de Ipatinga 

 

Mapa do Município de Ipatinga


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_bairros_de_Ipatinga

Explorando o Calendário de Abril


Escola Municipal “Lucinda Fernandes Madeira”

 Matemática


01 – Observando o calendário do mês de ABRIL, responda as questões:

a) Quantos dias têm o mês de abril? ______________________________________
b) Em que dia da semana começou o mês de abril? _____________________________
c) Em que dia da semana irá terminar o mês de abril? __________________________
d) Quais datas iremos comemorar no mês de abril? ____________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
e) Quantas semanas completas tem o mês de abril? ____________________________
_________________________________________________________________
.........................................................................................................................................................................................................................

02- De acordo com o que aprendemos sobre a contagem do tempo complete as questões abaixo:
a) 1 dia tem _____ horas.                                                                            
b) 1 semana tem ______ dias.                                          
c) 1 mês tem ____._____ ou _____ dias.
d) 1 bimestre tem ______ meses.
e) 1 semestre tem ______ meses.
...................................................................................................................................................................
03- Escreva:

Meses do 1º Semestre
Meses do 2º Semestre












...................................................................................................................................................................
04– Observando o calendário anual, responda:

a) Qual é o primeiro mês do ano? ____________________
b) Qual é o último mês do ano? ______________________
c) Qual é o mês do seu aniversário? ___________________
d) Em que mês comemoramos o dia das mães? _____________________
e) Em que mês comemoramos o dia dos pais?______________________
f) Em que mês comemoramos o dia das crianças?___________________
g) Em que mês comemoramos o dia dos professores?_________________

Medidas de Tempo


Escola Municipal “Lucinda Fernandes Madeiras”
Matemática

Medidas de tempo

       Para medir o tempo usamos uma unidade de medida chamada HORA. As horas são indicadas pelo relógio. Você sabe ler as horas no relógio de ponteiros?
Ø  Quando o ponteiro maior está no 12, o relógio indica a hora inteira;
Ø  Quando o ponteiro maior está no 6, o relógio indica meia hora.





                                                                                         
     Uma hora é dividida em 60 minutos. Logo, meia hora tem 30 minutos. Mas não contamos o tempo apenas em horas. Usamos também outras medidas, como: dia, semana, mês e ano. Veja:
Ø  24 horas      formam         um dia
Ø   7 dias         formam         uma semana
Ø   4 semanas   formam         um mês
Ø   1 mês         forma            um ano

 Vamos conhecer os dias da semana:

1º dia
2º dia
3º dia
4º dia
5º dia
6º dia
7º dia
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado

 Vamos conhecer agora os meses do ano:

1º mês
2º mês
3º mês
4º mês
5º mês
6º mês
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho


7º mês
8º mês
9º mês
10º mês
11º mês
12º mês
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
    

Um ano tem 365 dias divididos em 12 meses. Mas os meses não têm a mesma duração:
Ø  abril, junho, setembro e novembro têm 30 dias;
Ø  janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro têm 31 dias;
Ø  fevereiro tem 28 dias.

Aprenda mais isto: de 4 em 4 anos, o mês de fevereiro tem 29 dias, em vez de 28.         
Ø  O ano em que fevereiro tem 29 dias chama-se bissexto.